045 | JUNIOR JACQUES

Indústria | 2018

Localizada num terreno rural em S.Miguel, a meia encosta entre o medronhal e o início do sobreiral, implantamos a destilaria de medronho com a intenção de ter um apoio agrícola com uma tecnologia de construção económica e de fácil execução.
O volume branco de implantação quadrangular é marcado por dois recortes nas fachadas acentuados por uma cor laranja, à semelhança dos sobreiros quando lhes é retirada a cortiça. Estes recortes criam dois alpendres de entrada na destilaria, uma entrada principal, a sudoeste, de acesso ao público e uma entrada, a nordeste, de serviço.
No interior o espaço divide-se em três zonas destintas, um corredor central para sala de provas e receção de clientes a ligar os dois alpendres, uma área de produção de medronho (com destilaria e fermentação) e uma área de apoio com uma instalação sanitária e uma zona de armazenamento/embalamento.
A envolvente completa a vista dos alpendres, funcionando como pano de fundo na área de serviço o medronhal e no alpendre social o terreno mais diversificado com arbustos e árvores autóctones.

Localização S. Miguel – Odemira
Projeto 2016 – 2017
Construção 2018
Cliente Junior Jacques Destiladores
Área de construção 100m2
Arquitetura Daniel Pinho
Especialidades Paulo Ferreira
Empreiteiro Manuel Pacheco
Valor de obra 400€/m2
Fotografias Francisco Rivotti e Vasco Neves

Publicações
ArchDaily Brasil
ArchDaily Espanha
Espaço Arquitetura

PARTILHAR PROJETO