8º Lugar | Conjunto habitacional da antiga Luzoestela
VALORIZAÇÃO DOS ESPAÇOS SOCIAIS como catalisador do sentido de comunidade. É privilegiada a criação de espaços públicos generosos e de qualidade dedicados aos peões e aos modos suaves de mobilidade, que promovem a estadia, o encontro e a sociabilização, mas que garantem uma ampla abertura para com os diversos contextos urbanos confinantes. Também ao nível dos fogos, são privilegiados os espaços sociais, que estão sempre localizados nos cantos do edifício, ampliando o sistema de vistas e beneficiando de duas orientações solares e ventilação cruzada.
RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS como catalisador da sustentabilidade Os fogos são encarados como uma máquina de habitar, no sentido em que se valoriza a otimização espacial, criando espaços funcionais, compactos e confortáveis. O atravessamento longitudinal em todos os pisos dos edifícios de habitação, cria espaços semiprivados de elevada dignidade, tanto pela dimensão e materialidade, mas sobretudo pela solução de iluminação e ventilação natural.
MATERIALIDADE como catalisador da linguagem arquitetónica simples, pura e elementar Utilização de métodos construtivos de simples execução e opção por materiais de grande resistência e durabilidade, com reduzidos custos de manutenção. Valorização da utilização de materiais produzidos por componentes naturais e com tradição de produção local, realçando assim a identidade dos materiais ao contexto territorial e a preferência por soluções de proximidade. Assume-se a genuinidade dos materiais utilizados, tirando partido das características próprias da sua materialidade.